Inovar

3 Maneiras de inovar em qualquer empresa

Inovação é o que move as empresas, por isso nem sempre inovar precisa ser a criação de uma solução nova, mas representar uma melhora de produção e entrega de algo. Então que tal começarmos a pensar em inovação de uma maneira direta e prática e que você talvez já até tenha pensado em estimular na sua empresa.

1 – Considere inovação para problemas já existentes

Novas soluções para problemas que ou não possuíam uma resolução ou a mesma não era eficaz para findar a questão, isso é inovar. Não é porque sua empresa é antiga que ela não pode pensar a longo prazo e inovar em um setor ou como um todo.

Esse tipo de inovação pode ser a solução para a redução do uso de descartáveis até mesmo a algo que mudaria todo o cenário atual da empresa. Neste ponto deve-se ter cuidado para não colocar objetivos inalcançáveis, pois a ideia é crescer e não desestimular a equipe.

Inovação

Ao falar de equipe, neste ponto é importante uma maneira da mesma sugerir soluções. Seu time pode ter excelente ideias para crescer, porém se não houver um diálogo da empresa para com eles, essas sugestões podem acabar se perdendo.

2 – Apresente a questão

Nem sempre a caixa de soluções/sugestões irá funcionar, e é neste momento que ao invés de solicitar novas ideias, apresentar a questão a ser solucionada pode funcionar muito mais. Ainda utilizando do exemplo supracitado, apresente a questão aos seus funcionários: como reduzir o número de descartáveis na empresa? As soluções podem ser desde existir um local para ter utensílios reutilizáveis até a instalação de secadores via vapor nos banheiros.

Inovação em empresas

Sabemos que como empresário, soluções simples não surgem por existir mil problemas em um único dia para resolver, por isso acreditamos que o trabalho em equipe pode ser a melhor solução para a resolução de uma questão. Além disso, utilizar da hierarquia para passar as soluções para os superiores também pode ser uma boa tática. Afinal de contas, idéias são sempre bem vindas, porém se há um filtro que sabe se a mesma é aplicável ou não, reduziria ainda mais seu tempo resolvendo tal questão.

3-  Líderes formam novos líderes

Se na sua empresa você capacita os líderes a entenderem que inovação não necessariamente precisa ser algo completamente novo, mas sim uma solução diferente para um problema em questão, você faz com que o mesmo estimule a equipe a pensar da mesma forma. Isso faz com que o time da sua empresa desenvolva de maneira orgânica novos pensamentos e estímulos para o trabalho em grupo.

Neste caso é como plantar uma semente, a mesma dará frutos que podem se tornar outras sementes. Sendo assim, os líderes individuais terão sempre a ideia que para fazer parte da sua empresa eles precisam ser inovadores e contratar pessoas com a mesma mentalidade.

Por fim, percebe-se que o trabalho em equipe pode produzir soluções maravilhosas em um prazo menor do que se imagina, utilizar da hierarquia para filtrar e economizar tempo é uma maneira ainda mais perto do ideal, mas principalmente, plantar uma ideia que se dissemine dentro da empresa ao ponto de se ter um crescimento orgânico para com as ideias e as soluções é o ponto exato para inovar e crescer em um mercado tão competitivo como é o atual.

RECEBA MAIS INFORMAÇÕES

Deseja receber nossas informações?

Preencha seu nome e seu e-mail e mantenha sempre atualizado.

PESQUISA E INOVAÇÃO: VISÕES E INTERSEÇÕES

PESQUISA E INOVAÇÃO: VISÕES E INTERSEÇÕES

O intuito desta obra é apresentar as relações entre conceitos, processos e resultados das áreas de pesquisa acadêmica e da área de inovação no Brasil