Corte de Verbas e a Pesquisa

A luz no fim do túnel: a pesquisa por meio privado

Mesmo acometido pelo agravamento do quadro fiscal, o Brasil mantém intocados 2 dos principais programas de incentivo no universo da ciência e tecnologia: a lei do bem e o Embrapii.

O Artigo 19-A da lei de número 11.196/05, por exemplo, é um estímulo à pesquisa através de parcerias entre empresas e faculdades e outras instituições enquadradas como ICT’s (Institutos de Ciência e Tecnologia). Ainda não tão difundido, o Embrapii possui a mesma missão, alavancar a contratação de ICT’s para resolução de problemas e paradigmas da iniciativa privada, o que é fomentado com o custeio de parte dos custos do projeto pela fundação governamental (Embrapii). Em ambas as frentes, as oportunidades são visíveis mesmo em meio à crise econômica pairada sobre o  mercado brasileiro.

Pesquisa e Corte de Verbas

Como já falado em matérias anteriores, a Lei do Bem é um mecanismo ainda subutilizado no país, o que se deve a dois motivos: desconhecimento, que se combate com informação; e burocracia, contra a qual existem consultorias especializadas como é o caso da GT Consultoria, que se propõe a reduzir a dor dos já atribulados setores contábil e fiscal.

O investimento em pesquisa, contudo, se faz inevitável para o progresso científico e social do país, o que já se tem demonstrado em algumas ilhas de sucesso no setor industrial, agropecuário, aeronáutico, entre outros. Já faz algumas décadas, estes segmentos já compreenderam a importância da pesquisa e da aproximação com a academia e a prática de pesquisa como meio de evolução tecnológica.

Por fim, o que se percebe é que a fluidez da informação e a democratização de incentivos como a lei do bem e Embrapii para uma gama maior de empresas, pode e deve alavancar a produção científica mesmo num cenário adverso da economia. Logo, a divulgação desses mecanismos a mais pessoas, especialmente a decisores empresariais, se faz imprescindível para gerar frutos em vários campos do conhecimento e inovação tecnológica para o país.

RECEBA MAIS INFORMAÇÕES

Deseja receber nossas informações?

Preencha seu nome e seu e-mail e mantenha sempre atualizado.

PESQUISA E INOVAÇÃO: VISÕES E INTERSEÇÕES

PESQUISA E INOVAÇÃO: VISÕES E INTERSEÇÕES

O intuito desta obra é apresentar as relações entre conceitos, processos e resultados das áreas de pesquisa acadêmica e da área de inovação no Brasil