Foto de Linha Bilionária financia projetos ligados ao conceito de Cidades Inovadoras

Linha Bilionária financia projetos ligados ao conceito de “Cidades Inovadoras”

No dia 27/09/2018, o Governo Temer lançou o programa “Cidades Inovadoras”, prometendo a quantia de R$1 bilhão de reais para o financiamento de projetos voltados para a inovação. Por meio da Financiadora de Inovação e Pesquisa (FINEP), o projeto subsidiará atividades de desenvolvimento sustentável, focadas em inovação no setor público dos municípios, através de agentes financeiros credenciados.

Em um primeiro momento, este valor de R$1 bilhão deverá ser investido em dois anos. Estes recursos serão repassados para governos estaduais, prefeituras, empresas privadas e empresas de economia mista, que tenham interesse em desenvolver projetos inovadores, que beneficiem áreas de influência regional.

Ao menos quatro setores receberão o apoio de forma prioritária: saneamento, energias renováveis, mobilidade e eficiência energética.

Nas áreas de saneamento e recursos hídricos, serão analisadas propostas sobre compostagem, tratamento, e aproveitamento das águas da chuva.

Na área de mobilidade urbana, os projetos destacados serão voltados para a implantação de sistemas de transporte e circulação, que busquem melhorar a eficiência e promovam a redução de gases poluentes.

Nas áreas de energias renováveis e eficiência energética, serão priorizadas propostas sobre processos, tecnologias, programas e sistemas relacionados com energia fotovoltaica, eólica e biomassa.

Outros setores de atividades econômicas também poderão ser apoiados, após a análise de necessidades locais a ser efetuada pela FINEP ou por outros agentes financeiros.

A taxa de juros será a do CDI acrescida de 4% ao ano (remuneração da FINEP), e a remuneração do agente será negociada entre instituição e cliente. O prazo de carência é de até 24 meses, e o prazo de amortização, de até 96 meses.

RECEBA MAIS INFORMAÇÕES

Deseja receber nossas informações?

Preencha seu nome e seu e-mail e mantenha sempre atualizado.

PESQUISA E INOVAÇÃO: VISÕES E INTERSEÇÕES

PESQUISA E INOVAÇÃO: VISÕES E INTERSEÇÕES

O intuito desta obra é apresentar as relações entre conceitos, processos e resultados das áreas de pesquisa acadêmica e da área de inovação no Brasil