Dicas de como melhorar seu gerenciamento financeiro

Dicas Para Otimizar Gerenciamento Financeiro

Veja Como os Regimes Especiais podem te ajudar

 

Quando se fala em gestão de caixa e gerenciamento financeiro de um negócio, não há uma formula de bolo além da velha negociação direta com fornecedores e clientes, mas alguns gatilhos e dicas relacionadas ao universo tributário, podem somar grande valor a esta prática anterior que já faz parte da rotina dos departamentos financeiros e tesourarias.

O que todos sabem é que todas as compras de uma empresa, seja local, interestadual ou até importação embutem diversos tributos que ao fim e a cabo representam saída de caixa. O que poucas pessoas sabem é que determinadas empresas podem conseguir mediante solicitação direta aos órgãos públicos, a postergação de desembolso de alguns impostos. São os chamados REGIMES ESPECIAIS. Isto acontece tanto com o poder público estadual (diferimento), como federal e aduaneiro (drawback).

Em linhas gerais, o poder público disponibiliza estas ferramentas com o objetivo de facilitar o intrincado cálculo e recolhimento dos impostos pertinentes a cada tipo de operação, protelando ou adiando o recolhimento de bases diárias para bases mensais, ou mesmo eliminando o desembolso na entrada de mercadoria e o protelando para a saída. Tanto melhor, já que empurra a obrigação de pagamento para mais perto do recebimento.

O que acontece na prática, é que, em alguns casos, pode ocorrer além de uma facilitação, uma economia de caixa real e inesperada. Imagine o caso de uma empresa que acabe por exportar todos os seus produtos.

 

Primeira Dica

Toda vez que ela, a empresa do exemplo anterior, adquire insumos, acaba comprando junto créditos de ICMS, PIS e COFINS que pode ter dificuldade em recuperar, já que toda exportação é imune. Ora, se elimino a incidência desses tributos sobre a compra de minhas mercadorias, não tenho que me preocupar depois e ainda poupo o meu caixa ao adquirir mercadorias mais baratas e desoneradas. Este é o caso do DRAWBACK.


Dicas para otimizar o gerenciamento financeiro

O Drawback é um regime aduaneiro especial instituído pelo Decreto Lei nº 37, de 21/11/66, concedido a empresas industriais e comerciais que consiste na suspensão, isenção ou restituição de tributos incidentes na importação de mercadoria utilizada na industrialização de produto exportado ou a exportar. Existem 3 modalidades, saiba quais são.

 

Segunda Dica:

Nos níveis estaduais, o mesmo mecanismo é denominado simplesmente “REGIME ESPECIAL”. Empresas que manejam muitas mercadorias importadas, podem fazer uso do DAC (depósito alfandegado certificado).

O regime de Depósito Alfandegado Certificado (DAC) é o que permite considerar exportada, para todos os efeitos fiscais, creditícios e cambiais, a mercadoria nacional depositada em recinto alfandegado, vendida a pessoa sediada no exterior. O regime proporciona ao exportador nacional a faculdade de obter os efeitos fiscais, creditícios e cambiais de uma exportação sem que a mercadoria tenha sido embarcada para o exterior.  

Na prática a mercadoria está aqui no Brasil, mas enquanto estiver ali armazenada, é como se estivesse em alto mar ou sequer ter entrado em nossa jurisdição. Retirou o produto de lá, recolheu tributos, mas até lá fica aí mais um alívio no fluxo de caixa, principalmente para projetos grandiosos que tragam de diferentes partes do mundo partes e componentes que vão ser montados cada qual no seu devido tempo.

Dica para organizar o financeiro

Dessa maneira, sua empresa pode conseguir uma economia de caixa que até o momento não existiu por não conhecer esses pequenos mecanismos que os órgãos públicos disponibilizam.

 

RECEBA MAIS INFORMAÇÕES

Deseja receber nossas informações?

Preencha seu nome e seu e-mail e mantenha sempre atualizado.

PESQUISA E INOVAÇÃO: VISÕES E INTERSEÇÕES

PESQUISA E INOVAÇÃO: VISÕES E INTERSEÇÕES

O intuito desta obra é apresentar as relações entre conceitos, processos e resultados das áreas de pesquisa acadêmica e da área de inovação no Brasil