“Imposto digital” francês afetará gigantes americanas

Após avanço na assembleia nacional, equivalente à câmara de deputados, o senado francês também aprovou no ultimo dia 11, a imposição de uma taxa de 3% sobre as gigantes de tecnologia, maioria (70%) das quais norte-americanas, que possuem pelo menos 3,33% de suas receitas totais provenientes da França. 

Na prática, o imposto a ser implementado incidirá sobre qualquer empresa do ramo digital com receita de mais de 750 milhões de euros (cerca de 850 milhões de dólares) entre a qual ao menos 25 milhões de euros sejam gerados na França. 

Por fim, o imposto será aplicado retroativamente a partir do início de 2019, e deve levantar cerca de 400 milhões de euros já no primeiro ano de vigência.

Gigantes Digitais como facebook são taxadas na frança

Por conta destas medidas, o governo americano decidiu investigar essa nova taxa, para que se possa estudar alguma forma de retaliação. 

O representante comercial americano, Robert Lighthizer anunciou que irá comandar uma investigação, a pedido do próprio presidente, para avaliar o imposto. “O presidente determinou que investigássemos os efeitos dessa legislação e determinássemos se ela é discriminatória ou irracional e sobrecarrega ou restringe o comércio dos Estados Unidos”.

Vale ressaltar de que a última investigação sobre um assunto comercial rendeu a atual guerra comercial com a China.

Guerra comercial china e estados unidos

A ideia de lançar mão de taxação sobre os gigantes tecnológicos não é novidade. A Comissão Europeia estima que, em média, as empresas tradicionais enfrentam uma taxa de 23% sobre seus lucros dentro da UE, enquanto as empresas de internet normalmente pagam 8% ou 9%. 

A França já sedimentou há anos o entendimento de que os impostos devem se basear na presença digital e não apenas física, e anunciou a intenção de impor seu próprio imposto no ano passado depois que os esforços da UE estagnaram.

RECEBA MAIS INFORMAÇÕES

Deseja receber nossas informações?

Preencha seu nome e seu e-mail e mantenha sempre atualizado.

PESQUISA E INOVAÇÃO: VISÕES E INTERSEÇÕES

PESQUISA E INOVAÇÃO: VISÕES E INTERSEÇÕES

O intuito desta obra é apresentar as relações entre conceitos, processos e resultados das áreas de pesquisa acadêmica e da área de inovação no Brasil