GT Consultoria

Inovação e Tecnologia: uma não anula a outra

O avanço das novas tecnologias tornou ainda mais desafiadora a inovação dentro de empresas. Santiago Andreuzza, sócio-fundador de um laboratório de futurismo, compara a importância de inteligência artificial (IA), blockchain e realidade virtual ao surgimento da internet. Segundo ele, as novidades terão o mesmo impacto da rede e se tornarão a base de todos os negócios. Mas ainda falta um longo caminho para alcançar esse patamar. “O que falta para as empresas acelerarem sua inovação é aplicar as tecnologias com o objetivo de desenvolver e otimizar seus conhecimentos internos” , diz Santiago. 

Para o futurista, é possível chegar neste propósito através de pequenos passos, sendo o primeiro estipular metas de curto e longo prazo, e lembrar-se da maneira como se comportava no início da empresa, quando se entendia que mudanças poderiam gerar perdas ou  na melhor das hipóteses resultados em longo prazo. 

Outro passo importante é a integração dentro das empresas, por mais segmentadas que essas sejam. Grande parte das companhias investem mais em tecnologia do que na integração das pessoas à tecnologia. Ele afirma que um ambiente inovador requer mais compartilhamento de conhecimento. “As pessoas precisam saber aprender rápido e o máximo de coisas possíveis”, diz. Além disso, o mesmo ambiente inovador precisa da interação para que a tecnologia e inovação deixem de ficar restritas a determinadas áreas. “A tecnologia ainda é vista e está de forma segmentada dentro das companhias”, afirma Andreuzza. 

Por fim, Santiago lembra que não adianta inovar em seu setor e esquecer do entorno, afinal de contas, não é mais só o concorrente direto que é capaz de atingir seu público. Só para ilustrar, com o advento da realidade virtual, já é possível, por exemplo, reproduzir a mesma sensação em casa que só seria possível em um parque de diversões “Já não é mais suficiente olhar apenas para os lados. Para se tornarem inovadoras, as companhias precisam aprender a olhar para todas as direções.” finaliza o sócio. 

RECEBA MAIS INFORMAÇÕES

Deseja receber nossas informações?

Preencha seu nome e seu e-mail e mantenha sempre atualizado.

PESQUISA E INOVAÇÃO: VISÕES E INTERSEÇÕES

PESQUISA E INOVAÇÃO: VISÕES E INTERSEÇÕES

O intuito desta obra é apresentar as relações entre conceitos, processos e resultados das áreas de pesquisa acadêmica e da área de inovação no Brasil