O Embrapii e o seu crescimento: A meta dos 1000 projetos

O Embrapii é uma organização que atua por meio da cooperação entre empresas e instituições de pesquisa e tecnologia, sejam elas públicas ou privadas. Existem hoje no Brasil 42 unidades dessas instituições credenciadas na organização.

No início do mês de maio, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), ao qual o Embrapii é vinculado, informou que a organização chegou a 700 projetos sendo desenvolvidos em seus centros de pesquisa e inovação credenciados com empresas parceiras. Só no ano de 2019 foram 44 projetos aprovados nos cem primeiros dias deste ano, o que contabiliza uma média de um projeto aprovado a cada dois dias do ano. Somente esses tiveram a soma de R$ 52 milhões.

Embrapii e GT Consultoria

O diretor presidente do Embrapii, Jorge Guimarães, acredita que até o fim do ano teria cerca de mil projetos aprovados pela organização, isso significaria um investimento total de quase R$ 2 bilhões em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). Segundo o mesmo, o que auxilia o Embrapii a ter tanto sucesso é a maneira que o mesmo se adequou ao mercado. “O modelo desburocratizado permite que os negócios tenham a celeridade e a flexibilidade exigidas pelo mercado”, diz o Jorge Guimarães.

Embrapii e Gt Consultoria

Tal modelo é baseado na Tríplice Hélice, onde um terço do investimento vem do Embrapii, o centro de pesquisa detém a mão de obra qualificada e o restante é financiado pela empresa.

Além disso, a ideia de novos projetos estarem no campo de visão do Embrapii significa geração de empregos, já que os centros de pesquisa necessitarão de mão de obra com o aumento da demanda, conforme o próprio  diretor presidente ponderou: “A geração de um novo produto é o primeiro resultado, mas não é somente isso. A atuação da EMBRAPII gera patentes, empregos qualificados e desenvolvimento econômico e social no Brasil”.

RECEBA MAIS INFORMAÇÕES

Deseja receber nossas informações?

Preencha seu nome e seu e-mail e mantenha sempre atualizado.

PESQUISA E INOVAÇÃO: VISÕES E INTERSEÇÕES

PESQUISA E INOVAÇÃO: VISÕES E INTERSEÇÕES

O intuito desta obra é apresentar as relações entre conceitos, processos e resultados das áreas de pesquisa acadêmica e da área de inovação no Brasil