Parceria Brasil e República Tcheca para troca de tecnologia

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) fizeram um acordo com a Agência de Tecnologia da República Tcheca (TA?R) tendo como objetivo o estímulo a transferência tecnológica em áreas ligadas a indústria 4.0, principalmente para projetos em conjunto. 

A transferência da tecnologia passará por um processo seletivo de propostas de empresas que está aberto até o dia 22 de agosto. O valor total do acordo é de US$ 3 milhões, sendo US$ 1,5 milhão de cada país. Aos participantes do processo, o projeto deve ter potencial de mercado e fomentar a economia de ambos os países, Brasil e República Tcheca. Existem diversas áreas para quais os projetos podem se encaixar, por isso, vale a lida no site da EMBRAPII. 

Além disso, os projetos devem estar em inglês e com participação de pelo menos uma empresa de cada país, e mais uma unidade EMBRAPII ligada ao Senai. “O acordo está alinhado com a estratégia da EMBRAPII de promover permanente interação internacional de suas Unidades e a entrada de empresas brasileiras no mercado internacional. Já tivemos muito sucesso de parcerias com o Reino Unido, Alemanha e Israel”, destaca José Luis Gordon, diretor de Planejamento e Gestão da EMBRAPII.

Já Marcelo Prim, gerente-executivo de inovação e tecnologia do SENAI diz que “Além de ser mais um passo para internacionalizar as redes dos Institutos SENAI de Inovação, tornamos a indústria brasileira mais competitiva com essa ponte tecnológica. Com esse trabalho, conseguimos internalizar e desenvolver novos conhecimentos dentro do SENAI, com a parceria da EMBRAPII e da Agência de Tecnologia da República Tcheca. Depois disso, compartilhamos essas informações e tecnologias com as empresas, que por meio das tecnologias da Indústria 4.0 conseguem alavancar seus negócios”.

Os projetos conjuntos de P&D terão como foco os resultados específicos no campo da pesquisa aplicada, isto é, levarão à obtenção de novas descobertas e habilidades para o desenvolvimento de produtos, processos ou serviços novos ou significativamente aprimorados. 

RECEBA MAIS INFORMAÇÕES

Deseja receber nossas informações?

Preencha seu nome e seu e-mail e mantenha sempre atualizado.

PESQUISA E INOVAÇÃO: VISÕES E INTERSEÇÕES

PESQUISA E INOVAÇÃO: VISÕES E INTERSEÇÕES

O intuito desta obra é apresentar as relações entre conceitos, processos e resultados das áreas de pesquisa acadêmica e da área de inovação no Brasil