ECONOMIA FISCAL E INOVAÇÃO

Aqui no blog você se informa sobre tudo o que compete ao universo fiscal: alterações legislativas e normativas, obrigações acessórias, regimes especiais, jurisprudência, e muito mais.

Como conseguir financiamento para a sua empresa através do BNDES

Com quase 70 anos de existência, o banco apoia empresas de todos os tamanhos com bilhões de reais anualmente.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, mais conhecido como BNDES, é uma empresa pública federal, criada em 1952, com o objetivo de financiar os setores da economia brasileira, pensando no longo prazo. Ao oferecer recursos tanto reembolsáveis quanto não reembolsáveis, a instituição se tornou muito relevante para investimentos em inovação. Descubra, neste post, como conseguir financiamento através do BNDES!

ONDE O BANCO ATUA

Por mais que seja conhecido por atuar em todas as áreas, o banco foca principalmente nos seguintes setores: agropecuária, cultura e economia criativa, desenvolvimento regional e territorial, exportação, indústria, infraestrutura, inovação, meio ambiente, mercado de capitais, micro e pequenas empresas e setor social.

Em cada uma dessas áreas, uma página foi criada para dar mais especificações. Ao procurar por inovação, por exemplo, é possível acessar os projetos já apoiados e as outras formas de apoio, como compra de ações, recursos do Fundo Tecnológico (Funtec) e programas específicos para startups. Os temas dos projetos que já são executados giram em torno de energia, saúde, química, transportes e meio ambiente.

COMO CONSEGUIR FINANCIAMENTO ATRAVÉS DO BNDES

No site oficial do banco existe uma área específica para os incentivos, que você pode acessar clicando neste link. As micro, pequenas e médias empresas têm seu próprio portal, mas também é possível acessar o catálogo completo. Independente do tamanho do negócio, as áreas de agro e infraestrutura têm suas próprias regras. Pessoas físicas também podem receber recursos.

Todas as áreas oferecem a opção de investimento para inovação, que, de acordo com a descrição, é caracterizada pelo desenvolvimento de “produtos, serviços, processos e métodos de marketing ou organizacionais, novos ou significativamente melhorados”. O BNDES oferece linhas de financiamento, limite de crédito e debêntures. Existem opções diferenciadas para cada objetivo, desde a implementação de um plano de negócios até o reforço do capital nas operações correntes do dia a dia.

Para saber mais sobre dicas do universo fiscal, acesse o Blog da GT Consultoria. Você pode conferir a diferença entre captação reembolsável e não reembolsável clicando aqui. Deixe um comentário para sabermos se este conteúdo foi útil para você!