ECONOMIA FISCAL E INOVAÇÃO

Aqui no blog você se informa sobre tudo o que compete ao universo fiscal: alterações legislativas e normativas, obrigações acessórias, regimes especiais, jurisprudência, e muito mais.

Como a consultoria tributária facilita o incentivo da Lei do Bem

A consultoria tributária é muito importante para uma empresa conquistar o incentivo da Lei do Bem, uma vez que, apesar da referida legislação que concede incentivos fiscais às empresas que realizam investimentos em pesquisa e desenvolvimento de inovação tecnológica ter sido criada em 2005, poucas empresas a utilizam especialmente por falta do conhecimento necessário.

Já nos casos em que as empresas contam com o apoio necessário, suas chances aumentam em relação ao aproveitamento dos benefícios que a legislação concede, pois se torna possível fazer os procedimentos necessários de forma assertiva e, como consequência, obter a homologação dos incentivos.

Se você tem interesse no tema e deseja descobrir como a consultoria tributária facilita o incentivo da Lei do Bem, continue a leitura deste post que vamos apresentar todos os detalhes. Veja!

Cumprimento de exigências legais

A Lei do Bem conta com diferentes critérios para que uma empresa possa usufruir de seus benefícios, como:

Esses requisitos se tornam mais fáceis de serem cumpridos nos casos em que a empresa que deseja obter os incentivos tem o auxílio de uma consultoria tributária, pois os profissionais do ramo já têm a experiência necessária para demonstrar a comprovação dos itens exigidos pela norma.

Atualização quanto às obrigações tributárias

De maneira geral, os empreendedores não contam com um entendimento preciso e claro acerca dos tributos que devem ser pagos e com relação às obrigações que precisam cumprir na agenda tributária.

A consultoria tributária, por sua vez, realiza o trabalho de monitorar de maneira constante a legislação, inclusive as normas relacionadas à Lei do Bem, e faz a verificação de conformidade do cliente — o que possibilita que novas possibilidades de planejamento e, se for o caso, que eventualidades sejam reconhecidas e corrigidas.

Prevenção de erros na apuração de impostos

No mesmo sentido, é comum que uma empresa cometa erros no momento de realizar a apuração de impostos, justamente porque o empreendedor conta com o conhecimento necessário para gerir o seu negócio, mas não sobre tributos.

Nesse caso, a consultoria tributária é capaz de ajudar a companhia a ajustar os seus procedimentos na apuração e recolhimento dos tributos que incidem sobre sua atividade, pois os consultores são profissionais especializados no ramo.

Estudo sobre o melhor enquadramento tributário

Uma empresa que opta pelo melhor enquadramento tributário é capaz de reduzir o impacto em suas finanças — afinal, qual empreendedor não deseja reduzir os custos na empresa?

A consultoria, nesse caso, é relevante para que a companhia obtenha um planejamento com todas as informações tributárias relevantes e, ainda, realizar uma verificação a fim de descobrir se ela se encontra no regime de tributação correto para se enquadrar na Lei do Bem.

Orientação no planejamento estratégico

Além de ajudar a manter as obrigações tributárias da companhia em dia, a consultoria também auxilia a empresa a realizar o seu planejamento estratégico para usufruir dos benefícios da Lei do Bem.

Com o planejamento estratégico adequado é possível, por exemplo, até mesmo realizar o controle de projetos de inovação de forma mais prática e eficiente.

Agora que você já sabe como a consultoria tributária é capaz de facilitar o incentivo da Lei do Bem, deve ter percebido a importância dela para conseguir os benefícios concedidos pela legislação, não é mesmo? Por isso, procure por um profissional especializado agora mesmo!

Se você desejar o auxílio de uma consultoria tributária, entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo!