ECONOMIA FISCAL E INOVAÇÃO

Aqui no blog você se informa sobre tudo o que compete ao universo fiscal: alterações legislativas e normativas, obrigações acessórias, regimes especiais, jurisprudência, e muito mais.

Lei de informática: como escolher uma empresa de consultoria

Se você é um profissional que está sempre em busca de incentivos, estímulos e oportunidades, deve conhecer a Lei de Informática.

Em poucas palavras, a Lei nº 8.248/1991 foi criada no início da década de 90 e visa estimular a capacitação técnica e a competitividade das empresas brasileiras que produzem bens de automação, informática e telecomunicações a partir de incentivos fiscais de redução de IPI, independentemente do regime tributário.

Como toda lei, a Lei de Informática requer um conhecimento minucioso, para que o negócio possa usufruir de todos os benefícios. Por esse motivo, contar com uma empresa de consultoria especializada pode ajudar — e não apenas em relação a essa lei, mas a diversos outros setores do empreendimento.

Veja, então, como escolher a melhor consultoria e garantir vantagens e incentivos interessantes.

Como selecionar uma boa empresa de consultoria?

Como você pode imaginar, por mais que um profissional seja experiente e conhecedor do assunto, as leis de incentivos fiscais no Brasil têm pormenores que devem ser conhecidos em detalhes, para que a empresa se beneficie ao máximo. Por isso, fique atento a alguns pontos na hora de escolher a sua parceira de consultoria.

Analise o histórico da empresa

Alguns profissionais do ramo podem ser conhecidos por sua capacidade de conversar mais do que de apresentar bons resultados.

Para avaliar se a empresa de consultoria vai mesmo ajudar o seu negócio, busque por fatos concretos e verdadeiras melhorias realizadas onde ela atuou. No seu mercado (e, até mesmo, na concorrência), procure saber se o trabalho da empresa foi feito com bases científicas, com técnicas e ferramentas atualizadas e outros fatores que sejam pertinentes para a sua empresa.

Valorize os “cases de sucesso”

Os cases de sucessos de uma empresa de consultoria são mais que histórias inspiradoras: tratam-se de trabalhos feitos em prol do crescimento dos seus clientes. Além de ajudarem a perceber o que pode ser otimizado, bons consultores trabalham em parceria com as empresas contratadas desde o planejamento estratégico.

Essa visão externa e estratégica, quando bem aplicada, gera frutos incríveis e que não passam despercebidos no mercado.

Contrate pelo valor e não pelo preço

Assim como em qualquer outro tipo de trabalho, existem consultorias de todos os preços, mas é preciso estar atento para fugir do barato que vai sair caro.

Considere que um trabalho como esse pode durar semanas ou meses, o que vai fazer com que a sua empresa perca, além de dinheiro físico, muito tempo, se contratar a equipe errada. Além disso, considere que, durante o processo, é preciso existir confiança e, muitas vezes, informações sigilosas são passadas aos consultores.

Considere as habilidades comunicativas do consultor

No primeiro tópico desta lista, falamos sobre o perigo de contar com um consultor que sabe mais falar do que entregar bons resultados. Porém, isso não significa que as habilidades comunicativas desse profissional não devem ser consideradas.

Afinal, essa é uma área em que saber ouvir, considerar e dar o retorno ao cliente é essencial para o sucesso do trabalho.

Avalie a proatividade dos profissionais envolvidos em resolver os desafios da sua empresa

Muitas organizações que contratam uma empresa de consultoria estão com problemas ou desafios a serem resolvidos — e, certamente, não têm o conhecimento e as ferramentas necessárias.

Por isso, ao buscar os seus consultores para ajudarem com a Lei de Informática, por exemplo, procure saber se eles conhecem, em detalhes, sobre os incentivos, se estão prontos para fazer revisões periódicas, se mantêm atentos às mudanças nas legislações, se entregam levantamentos e documentos antevendo as suas solicitações etc.

A GT Consultoria é a empresa ideal para auxiliar o seu negócio sobre esse assunto e diversos outros relacionados, como a atividade de pesquisa e desenvolvimento de inovação tecnológica, como a Lei do Bem.

Com uma metodologia de trabalho própria, a nossa equipe multidisciplinar atua para informar, planejar e colher resultados, sempre de forma pouco invasiva. Não por acaso, somos referência na área e podemos ajudar em tudo que diz respeito ao universo fiscal.

Se você está interessado pela Lei de Informática, vai gostar de conferir 3 aparelhos que podem se beneficiar por ela.