ECONOMIA FISCAL E INOVAÇÃO

Aqui no blog você se informa sobre tudo o que compete ao universo fiscal: alterações legislativas e normativas, obrigações acessórias, regimes especiais, jurisprudência, e muito mais.

O que é a FINEP e como sua empresa pode obter benefícios

Com mais de 50 anos de existência, a empresa é considerada uma das mais importantes no fomento à ciência

A Financiadora de Estudos e Projetos, mais conhecida como Finep, é uma empresa pública brasileira que tem o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) como organização-mãe. Criada em 1967 pelo Decreto-Lei 61.056/67, teve como objetivo principal o financiamento de estudos e projetos de desenvolvimento econômico. Mas você sabe quais são suas principais funções atualmente e como concorrer aos editais? Descubra neste post.

A FINEP HOJE

Na última década, a financiadora passou por importantes mudanças para funcionar nos padrões atuais: desde 2006 opera com a modalidade de Subvenção Econômica, assim, financiando todas as etapas do produto selecionado com auxílio do governo. Desde então, aconteceram três ciclos de avaliação do programa, em 2009, 2010 e 2011. Você pode acessar todos os detalhes clicando aqui.

Atualmente, a FINEP trabalha com dois tipos de financiamento: captação reembolsável e não reembolsável. Você pode descobrir a diferença entre os dois no texto disponível em nosso blog. Empresas de todos os tamanhos e segmentos, desde que trabalhem com inovação e sejam brasileiras, podem participar dos editais, assim como as Instituições de Pesquisa e os Institutos de Ciência e Tecnologia.

A principal fonte de recurso vinculada à FINEP é o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), do qual a financiadora exerce a função de Secretaria Executiva, se responsabilizando pelas atividades de natureza administrativa, orçamentária, financeira e contábil, de acordo com o próprio site.

Com a Finep, diversas empresas tem a possibilidade de financiamento
COMO SE CANDIDATAR AOS EDITAIS

Ao acessar o site da FINEP, você tem acesso às chamadas públicas que estão abertas no momento clicando em seu ícone. Logo depois, é possível determinar palavras-chave e escolher qual o público-alvo daquele financiamento. Também existe a possibilidade de procurar editais anteriores, escolhendo o período de publicação.

A financiadora seleciona vários tipos de temas, como infraestrutura de pesquisa, tecnologia assistiva, agricultura, inteligência artificial, internet das coisas, fármacos, entre outros. Existem várias possibilidades e sua empresa tem a chance de receber uma subvenção, caso cumpra com os requisitos dos editais!

Para saber mais sobre esta e outras instituições de fomento, acesse o Blog da GT Consultoria e não perca nenhuma oportunidade! Você também pode entrar em contato conosco, agendar uma consultoria e tornar o seu negócio cada vez mais competitivo!