ECONOMIA FISCAL E INOVAÇÃO

Aqui no blog você se informa sobre tudo o que compete ao universo fiscal: alterações legislativas e normativas, obrigações acessórias, regimes especiais, jurisprudência, e muito mais.

Inovação Corporativa: Onde começar?

Inovar não é somente ter uma ideia revolucionária ou gerar algo novo. Inovação consiste em buscar constantemente, soluções para problemas e necessidades, sejam internos ou externos, criando vantagens competitivas.

O mercado anda muito acirrado, e com a alta do desemprego e a grande perda de poder econômico do brasileiro, a briga entre as concorrentes se afunila ainda mais. Então, o que fazer para reagir a todas essas dificuldades?

Corporativo
Inovação

Investir em inovação pode ser o caminho rumo ao sucesso de uma empresa nesta sinuosa estrada do empreendimento. Na atualidade, a inovação nas empresas tem se tornado requisito básico para geração de soluções, entrega de valor ao consumidor e até mesmo redução de custos. Todavia, são poucas as organizações que conseguem aplicar uma rotina de inovação. Ou por falta de recursos financeiros, ou por falta de mão de obra qualificada, ou por falta de uma cultura voltada para a inovação. Então, como implementar a inovação empresarial?

Para inovar é necessário se organizar, então neste viés, é necessário implantar uma cultura organizacional que priorize soluções. É necessário ter uma equipe com integrantes dos mais diversos setores, que tenham em particular um destaque por sempre tentar solucionar problemas. É necessário investigar causas, focar em soluções, implementar e mensurar o impacto no mercado. É necessário, após um tempo da implementação da solução, analisar os dados do impacto dessa solução e classificá-la, como satisfatória ou não satisfatória. Todavia, como a empresa matem a equipe de inovação estimulada a sempre inovar?  Para manter a motivação é necessário incentivar a colaboração dos membros da equipe, pois grandes ideias se formam através do encontro de pensamentos. Pois lembre-se, duas ou mais mentes pensam muito melhor que uma.

Inovar não é uma tarefa fácil, e como podemos observar é um trabalho duro de observação, estudo e muito suor. Para inovar é necessário aplicar o método científico, o que consiste em: observar, analisar, criar hipóteses, implicar previsões, testar a teoria, analisar dados e gerar uma conclusão.

Lembre-se, investir em inovação é dar um passo em direção ao futuro!

Por Gabriel Melo

1 Comment

  1. Lei do Bem incentivos fiscais: entenda sobre procedimentos e adequações - GT Consultoria
    16/05/2020

    […] é um mecanismo criado pelo governo federal, que tem como objetivo incentivar investimentos em inovação pelo setor privado. Para que uma empresa consiga se beneficiar da Lei do Bem e seus incentivos […]

Comments are closed.