ECONOMIA FISCAL E INOVAÇÃO

Aqui no blog você se informa sobre tudo o que compete ao universo fiscal: alterações legislativas e normativas, obrigações acessórias, regimes especiais, jurisprudência, e muito mais.

4 formas de inovar no setor alimentício e obter benefícios

Mesmo com a pandemia de Covid-19, o setor continuou a contratar pessoas e exportou mais.

Considerada uma das indústrias mais importantes para a economia brasileira, o setor de alimentos e bebidas gera mais de um milhão e meio de empregos e representou quase 10% do PIB nacional em 2019, de acordo com informações da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA). Por ser um setor tão essencial e com diversos investimentos, se destacar é a chave para o sucesso. Descubra, neste post, 4 formas de inovar no setor alimentício e obter benefícios!

1 – Transparência

Cada vez mais, os clientes estão críticos com os produtos que consomem, procurando também ideias e marcas que atuem para tornar o mundo um lugar melhor. Deixar claro como o alimento é produzido, além de seus valores nutricionais, e ter certificados de qualidade agregam muito para a venda e imagem do seu negócio. Não pense no seu consumidor apenas como um comprador passivo.

4 formas de inovar no setor alimentício - GT Consultoria
2 – Pensar na inovação como o todo

Ao encontrar o termo “Pesquisa & Desenvolvimento” na internet, muitas empresas pensam apenas na parte tecnológica, que claro, é muito importante. Além de automatizar processos e facilitar o sistema produtivo, também é possível obter benefícios fiscais para esses equipamentos. Porém, inovação não gira apenas em torno disso.

Portanto, maiores investimentos em treinamentos, receber feedback dos funcionários de forma horizontal e criar Centros de Custo são alguns exemplos de como inovar no setor alimentício que não necessariamente precisam de equipamentos caríssimos e inteligência artificial.

3 – Atendimento em vários meios

Atualmente, é impossível evitar a era digital. As empresas que não marcam sua presença online dificilmente conseguirão sobreviver pelos próximos anos. Por isso, é essencial dar ao cliente a possibilidade de ser atendido de várias formas diferentes.

Se você tem um restaurante, por exemplo, é uma boa ideia não apenas ter um telefone, mas permitir formas de compra online nos principais aplicativos. Já existem negócios bem-sucedidos que apenas atendem dessa forma, por ser mais barato. Existem diversas possibilidades!

4 – Venda mais do que apenas o produto

Por mais que a alimentação seja um dos pilares da sobrevivência humana, existem diversas opções no mercado. Portanto, entregar uma experiência, mais do que simplesmente comida e bebida, pode te destacar nesse mercado! Nessas horas, uma boa estratégia de marketing pode fazer a sua marca se tornar sinônimo de qualidade dentro do setor escolhido.

Para a melhora da experiência, é importante estar presente nas redes sociais, constantemente associando a sua empresa a excelência e momentos positivos. Você pode até produzir conteúdo rico para os clientes e criar engajamento e assim você terá publicidade feita pelos próprios clientes.

Entender o público-alvo da campanha e o tipo de pessoa que mais consome o seu produto é uma boa estratégia para fazer a melhor campanha possível e, como resultado, conquistar mais espaço no mercado.

Para saber mais sobre dicas de inovação, acesse o Blog da GT Consultoria!

Autor: José Bastos