ECONOMIA FISCAL E INOVAÇÃO

Aqui no blog você se informa sobre tudo o que compete ao universo fiscal: alterações legislativas e normativas, obrigações acessórias, regimes especiais, jurisprudência, e muito mais.

Novas tendências tecnológicas: saiba como se planejar para 2021!

Buscar novas tendências tecnológicas para o seu negócio contribuirá significativamente para se destacar no mercado. Por meio das soluções existentes para as mais distintas finalidades, há a oportunidade de automatizar processos na empresa — e, consequentemente, reduzir custos —, aumentar a produtividade de todo o time, além de aumentar o controle de qualidade das entregas feitas, seja de produtos, seja de serviços.

Pensando nisso, elaboramos este material para que você confira algumas das tendências para 2021 e como elas contribuirão para que as empresas possam usufruir das vantagens apresentadas. Continue a leitura e saiba mais!

5G

Inaugurada na Coreia do Sul no primeiro semestre de 2019, o 5G tende a ganhar destaque este ano. Trata-se de uma nova geração de Internet (evolução do 3G, 4G), cuja promessa é ter mais velocidade do que as anteriores — cerca de 100 vezes mais rápida que o 4G — e menor latência (o tempo de resposta gasto entre os dispositivos por meio da rede sem fio).

Além disso, deve-se destacar a importância de buscar soluções que sejam um apoio para a transformação digital nas empresas. Como a rede 5G terá um desempenho relativamente melhor, também vai mudar a forma com a qual os dispositivos IoT armazenam e processam os dados, sendo um facilitador para a inclusão de outras soluções no negócio.

Pagamentos instantâneos

Preocupar-se com a experiência que o cliente tem com a sua empresa deve ser uma atenção em todas as etapas da jornada que ele percorre até comprar um produto ou serviço. Nesse contexto, os pagamentos instantâneos chegaram para ficar.

O PIX, por exemplo, é um novo meio de pagamento criado pelo Banco Central e disponibilizado no final de 2020. Trata-se de uma opção além dos já conhecidos DOC e TED, mas que conta com algumas vantagens significativas, tanto para as empresas quanto para os clientes. Entre elas, estão:

  • diferentemente do TED e do DOC, que não estão disponíveis aos finais de semana, o PIX funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • é gratuito para pessoas físicas, sendo esse um diferencial a ser oferecido ao seu negócio;
  • as transações são concluídas em até 10 segundos.
Multiexperiência

A multiexperiência também tem um espaço garantido em 2021. A ideia principal desse conceito ocorre pela experiência multidimensional — isto é, quando as dimensões vão representar diferentes tipos de interação entre a empresa e o cliente.

Nesse sentido, espera-se que soluções de realidade virtual e aumentada estejam mais presente entre as empresas, contribuindo para o engajamento dos clientes, para uma melhor estruturação das atividades de todo o time, além de possibilitar até mesmo o treinamento de habilidades da equipe.

Consequentemente, haverá mais interação entre o produto e o usuário final, independentemente de qual for o canal escolhido para realizar a compra.

Neste post você pôde entender algumas das novas tendências tecnológicas. Ficar por dentro desses conceitos e implementar a inovação na empresa será fundamental para o ganho de produtividade e para ampliar o contato com os clientes, além de ser importante para acompanhar de perto os resultados do negócio.

Gostou de saber mais sobre o assunto e deseja acessar outras dicas, conteúdos e novidades como essas? Assine nossa newsletter e receba outros materiais diretamente na sua caixa de e-mails!