ECONOMIA FISCAL E INOVAÇÃO

Aqui no blog você se informa sobre tudo o que compete ao universo fiscal: alterações legislativas e normativas, obrigações acessórias, regimes especiais, jurisprudência, e muito mais.

O que é um Centro de Custo e quais seus benefícios?

Além de ser um requisito nos editais de financiamento fiscal, outros benefícios podem ser obtidos com a ideia

Por definição, um Centro de Custo é a unidade responsável por dar autonomia financeira a setores determinados. Dessa forma, a área fica com a responsabilidade pelo orçamento repassado, organizando os gastos e lucros. Todas as áreas de um empreendimento podem ter o seu próprio centro, mas quais os benefícios que esse investimento pode trazer? Veja alguns neste post.  

POSSIBILIDADE DE CONCORRER A INCENTIVOS FISCAIS

As empresas que têm um centro de custo para Pesquisa & Desenvolvimento têm mais autonomia e competência, e investirão da maneira correta. Por isso, alguns concursos que financiam projetos ou concedem descontos em alíquotas exigem uma unidade separada na inscrição de benefícios, como o Rota 2030, por exemplo.

MAIOR ENTENDIMENTO DOS RESULTADOS

Por mais que os Centros de Custo sejam autônomos, isso não quer dizer que não precisem prestar contas à empresa. Na verdade, com o departamento separado é possível analisá-lo de forma mais precisa, já que o orçamento é contabilizado de acordo com o setor.

Também fica mais fácil avaliar os fornecedores do setor mais precisamente, assim como seus funcionários e se a produção está fazendo sentido no objetivo específico daquela equipe. Os relatórios podem ser cada vez mais detalhados, portanto, as metas podem ser mais especificadas.

REDUÇÃO DE CUSTOS

Graças aos relatórios mais detalhados e ao entendimento naquele campo, o orçamento pode ser concedido de forma mais inteligente com os relatórios mais detalhados. Os problemas podem ser vistos de forma mais precisa e existe a possibilidade de maior produção sem necessariamente deslocar muito mais do esforço e dinheiro do negócio.

Uma boa dica é pensar em um Centro de Custo na área financeira do seu negócio. O maior controle nas finanças gera mais lucros, que podem ser reinvestidos em Pesquisa & Desenvolvimento para aumentar a sua produção.

MAIOR COMPETITIVIDADE NO MERCADO

Ao entender mais precisamente as áreas do seu empreendimento, a empresa pode usar estratégias precisas para crescer no mercado e se tornar competitiva, não apenas nos preços, mas também no atendimento ao cliente e seus feedbacks, na compra de novos equipamentos de hardware, no desempenho de funcionários, entre outros.

Descubra aqui como o fortalecimento da Pesquisa & Desenvolvimento pode tornar a empresa mais competitiva para além de incentivos financeiros diretos. Para ler mais posts como este e não perder nada do universo fiscal, acesse o nosso blog.

Autor: José Bastos