ECONOMIA FISCAL E INOVAÇÃO

Aqui no blog você se informa sobre tudo o que compete ao universo fiscal: alterações legislativas e normativas, obrigações acessórias, regimes especiais, jurisprudência, e muito mais.

O que são Materiais Avançados e qual sua importância na inovação?

Além de conceder possibilidade de concorrer aos editais de financiamento da Finep, eles são de grande importância para a P,D&I

Ao pesquisar sobre itens elegíveis para incentivos fiscais, a empresa pode se deparar com o conceito de materiais avançados. O nome pode dar a impressão de estruturas complexas, feitas apenas para ramos específicos, mas esses materiais são muito mais presentes e acessíveis do que aparentam. Descubra, nesta publicação, o que significa e veja alguns exemplos!

DEFINIÇÃO

De acordo com a Financiadora de Projetos (FINEP) na descrição dos seus editais, um material avançado é aquele que tem a possibilidade de criar novos produtos e processos de inovação com elevado valor tecnológico e econômico.

O significado parece difícil, mas existem itens populares que têm essa função, por exemplo, os semicondutores. Já que é possível usar circuitos integrados a partir dele, os semicondutores são considerados avançados. Do mesmo modo, metais e cerâmicas, com as suas inúmeras possibilidades, também estão na categoria.

Há ainda os produtos complexos, que precisam de tecnologias e estudos mais avançados dentro dessa área. Os itens da nanoengenharia, que têm seus átomos e moléculas manipulados para formar novas estruturas, assim como a biotecnologia para substituir partes do corpo também estão presentes.

O que são materiais avançados - GT Consultoria
COMO CONSEGUIR BENEFÍCIOS

Além das vantagens indiretas de lidar com produtos que criam novos processos de inovação, como melhora na produtividade, mais dinamismo nos projetos e, consequentemente, mais lucro, a Lei de Informática oferece crédito financeiro para produtos à base de semicondutores. Também são elegíveis os condensadores com dielétrico de cerâmica, próprios para montagem em superfície. Clique aqui para acessar a primeira calculadora web da lei!

Também existem editais específicos para os materiais avançados, principalmente da Finep em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e outros que usam o setor de forma indireta. Para ver sobre todas as notícias sobre editais, acesse o blog da GT Consultoria!

Você também pode entrar em contato conosco e contar com a nossa equipe para te encaminhar rumo ao melhor incentivo fiscal. Dê o primeiro passo para sua empresa se tornar cada vez mais competitiva e ter o seu nome reconhecido no mercado!