ECONOMIA FISCAL E INOVAÇÃO

Aqui no blog você se informa sobre tudo o que compete ao universo fiscal: alterações legislativas e normativas, obrigações acessórias, regimes especiais, jurisprudência, e muito mais.

P&D: como o seu fortalecimento pode tornar a empresa mais competitiva

Você sabia que o fortalecimento da pesquisa e desenvolvimento (P&D) é capaz de tornar uma empresa mais competitiva? Isso ocorre porque pesquisa e desenvolvimento têm como objetivo criar novos produtos e otimizar aqueles que já existem. Por essa razão, amadurecer o setor P&D costuma garantir o crescimento das vendas da companhia.

Além disso, a Lei do Bem prevê uma série de incentivos fiscais para as companhias que investem nesse segmento.

Se você deseja conhecer mais sobre o tema e descobrir como o fortalecimento do P&D é capaz de tornar uma empresa mais competitiva, continue a leitura deste post que vamos apresentar todos os detalhes. Confira!

Qual é a verdadeira importância de investir em P&D?

A inovação é fundamental para todas as empresas, uma vez que a sociedade como um todo está cada vez mais moderna e o novo costuma atrair de maneira intensa a atenção do cliente. Além de que, a inovação não se trata apenas de produto. Novos processos acompanham novos produtos e a melhoria contínua de processos já consagrados também configura uma inovação ao permitir um aumento da eficiência e viabilizar um crescimento sustentável. Contudo, para que uma empresa consiga inovar, ela deve, obrigatoriamente, investir em P&D. Só assim o desenvolvimento e a melhoria de produtos e processos é viável.

No Brasil, as empresas que investem em P&D e se enquadram nos demais requisitos previstos na Lei do Bem podem usufruir de uma série de benefícios fiscais, como diminuição de 50% no IPI na compra de bens destinados à P&D, dedução no Imposto de Renda e CSLL dos gastos com pesquisa e desenvolvimento.

A busca pela inovação é uma iniciativa que deve ser adotada, inclusive, nos momentos de crise. É durante esse período que as empresas, de maneira geral, mais precisam encontrar alternativas para superar barreiras e se reposicionar no mercado, ao passo que a utilização correta de incentivos fiscais auxilia em mitigar os efeitos da crise em si.

Quais são as vantagens de fomentar P&D em empresas?

Agora que você já entende a importância de investir em P&D, vamos apresentar, a seguir, quais são as principais vantagens desse investimento e de que formas isso é capaz de aumentar a competitividade de uma empresa. Veja!

Ganho em agilidade

O P&D, de modo geral, conta com grande capacidade de alterar o rumo do desenvolvimento de uma estratégia ou produto a fim de resolver problemas que são importantes para o cliente ou até mesmo ´problemas internos. Dessa maneira, uma empresa que investe na área costuma ganhar agilidade, pois consegue resolver as suas demandas de forma mais rápida.

Desenvolvimento da empresa

Investir em P&D é, sem dúvidas, um dos melhores caminhos para que uma empresa alcance o desenvolvimento, especialmente no que diz respeito à parte financeira. Isso porque, ao contar com novos produtos e processos, a companhia é capaz de aumentar a sua produtividade e capacidade tecnológica — fatores que afetam de maneira positiva em seu desenvolvimento e desempenho.

Diferenciais nos produtos e serviços

Hoje em dia, o cenário econômico é competitivo e global e, por isso, é fundamental que as empresas contem com capacidade de inovação e investimentos em pesquisa e desenvolvimento para que possam oferecer produtos e serviços que se destacam dos demais. Além disso, o P&D é responsável por agregar valor aos negócios.

Pioneirismo no mercado

Uma empresa que investe em P&D tem grandes chances de criar ou aprimorar um produto ou processo de maneira nunca antes pensada por outra companhia e, com isso, obter uma relevante vantagem no mercado competitivo, destacando-se entre seus concorrentes.

Agora que você conhece mais sobre o setor de P&D e as vantagens que ele é capaz de proporcionar para uma companhia, é o momento ideal para rever o seu modelo de negócio a fim de tornar a sua empresa mais competitiva!

O nosso post foi útil? Deixe um comentário e nos conte o que você achou sobre as dicas que apresentamos!