Gt Consultoria

Apenas 25% das empresas possuem favorecimento para inovar

Segundo o relatório da ACE Innovation Survey Report 2019, quase 70% das empresas assumem que sofrem algum tipo de interrupção do curso normal de um processo de inovação, e as mesmas a veem como uma alternativa viável para se manterem competitivas no mercado. 

75% das empresas não possuem um design operacional que favoreça os processos na área de inovação, demonstrando assim que ainda há uma questão maior.

ACE Innovation Survey Report 2019

A recém-lançada norma ISO 56.002, citada nesta matéria, propõe justamente criar uma gestão de inovação dentro da estrutura de empresas de qualquer porte ou segmento. Ela ajuda a lidar e evitar os problemas que as empresas normalmente encontram para implementar a inovação. 

ISO Sede

Um desses desafios é a falta de liderança inovadora. Assim como um departamento precisa de uma liderança, a inovação também precisa de alguém engajado em coordenar a prática dentro da empresa. Somente 26% dos entrevistados de cargos mais baixos se dizem satisfeitos com o envolvimento da diretoria e gerência em iniciativas de inovação, até para os colaboradores, a percepção é que os líderes inovadores estão em falta.

Outro ponto crucial dentro de uma empresa inovadora é o treinamento, pois é nele que faz com que as ideias sejam vistas e consequentemente filtradas para aplicação. Além disso, pessoas treinadas para conduzir essa abstração para uma aplicação que gere resultados. Mais de 53% das empresas ainda não têm um departamento de inovação estruturado, o que evidencia o despreparo.

Após todas essas questões, a pesquisa demonstra que 75% das empresas não sabem calcular o ROI de inovação, sendo este parâmetro o primeiro que um gestor deve saber. Afinal somente com metas definidas e os objetivos claros, é possível calculá-lo, pois assim a inovação ocorre em um ambiente não caótico.

Esses pontos são vistos e desenvolvidos dentro da ISO 56.002, que se apoia nos seguintes pilares: gestão de insights, gestão de incertezas, liderança, cultura, resiliência, realização de valor e principalmente direcionamento estratégico.

RECEBA MAIS INFORMAÇÕES

Deseja receber nossas informações?

Preencha seu nome e seu e-mail e mantenha sempre atualizado.

PESQUISA E INOVAÇÃO: VISÕES E INTERSEÇÕES

PESQUISA E INOVAÇÃO: VISÕES E INTERSEÇÕES

O intuito desta obra é apresentar as relações entre conceitos, processos e resultados das áreas de pesquisa acadêmica e da área de inovação no Brasil