Liderança Inovadora

Como motivar a inovação em seus líderes?

A única constante no mundo é a mudança. Tudo muda a todo momento. Padrão de beleza, tecnologia, costumes, movimentos culturais, etc. A humanidade está sempre em constante reinvenção, está sempre desconstruindo para construir. Diante disto, como um líder deve agir para acompanhar a constante mudança da vida?

Para mudar é necessário sair da sua zona de conforto, inovar, se desafiar, mudar o ângulo de visão, modificar processos e aderir a novas ferramentas. Em suma, é necessário estar aberto a novas experiências e óticas de vida. Como exemplo, temos a recente e sempre constante evolução tecnológica computacional. Seu advento transformou ambientes, acelerou processos, minimizou espaços de armazenamento de documentos. Mais adiante com o advento da internet, houve a viabilidade de trocas de informações instantaneamente com pessoas espalhadas pelo mundo inteiro. A computação aliada a internet, alterou por completo toda a cultura de processamento de dados das empresas, e as que não aderiram a este avanço se tornaram obsoletas.

Para inovar é necessário arriscar, e um líder é quem tem que tomar esta iniciativa, traçar o objetivo, criar uma estratégia e então reger sua equipe, fazendo-os acreditar que o objetivo a ser alcançado será o melhor para todos. Porém, para fazer isto é necessário absorver o “feedback” de sua equipe, é necessário se sensibilizar com seus membros e ser o exemplo de que nenhuma mudança benéfica acontece sem trabalho, suor e sacrifício.

Querer motivar a inovação, por si só, é um passo de liderança. Porém, para motivar seu líder a inovar é necessário primeiro sintetizar uma ideia, e através dela, traçar objetivos, visionar resultados, e se possível apresentar exemplos de sucesso. É preciso demonstrar que haverá uma evolução na companhia, e que esta inovação trará projeção e lucratividade. É preciso demonstrar que tal projeto colocará a empresa em um novo patamar, aumentando o campo de mercado da empresa, o que aumenta a sua competitividade. Todavia, para conseguir alinhar todos este parâmetros é necessário buscar sempre otimizar sua formação, é necessário buscar evoluir pessoalmente, estudar e se livrar de qualquer preconceito existente em qualquer área do ramo do conhecimento, pois é da interdisciplinaridade e da multidisciplinaridade, que surge a simplicidade das ideias geniais.

Por Gabriel Melo

RECEBA MAIS INFORMAÇÕES

Deseja receber nossas informações?

Preencha seu nome e seu e-mail e mantenha sempre atualizado.

PESQUISA E INOVAÇÃO: VISÕES E INTERSEÇÕES

PESQUISA E INOVAÇÃO: VISÕES E INTERSEÇÕES

O intuito desta obra é apresentar as relações entre conceitos, processos e resultados das áreas de pesquisa acadêmica e da área de inovação no Brasil