Inovação Quimica

Indústria e Inovação: o caminho do futuro

Cada vez mais há um consenso de que para inovar é  necessário colaborar. Logo, uma empresa conectada a uma rede de colaboradores, mesmo que interna, reduz o tempo de resposta e consegue resolver os seus problemas de forma rápida e efetiva, afinal colaboração alimenta inovação.

A Indústria Têxtil é uma das cresce no país, porém é uma das que mais precisa investir em inovação também, é necessário que a indústria se mantenha atualizada em relação às novas tecnologias que revolucionam o setor, além de integrar às rotinas empresariais formas eficientes de gestão para otimizar resultados.

O principal desafio está na mudança de mindset, na compreensão da liderança sobre o que é a transformação digital, que ela chegará de qualquer maneira e como promovê-la de acordo com o perfil e o momento atual da corporação. A cultura é fundamental e não somente tem a ver com tecnologia; inovação é buscar atender melhor o cliente, seja melhorando os processos que já existem ou desenvolvendo coisas novas.

Não há limitantes para que uma pessoa possa inovar, além da falta de vontade em aprender. Nas empresas,  sugere Rivadávia Drummond, especialista em negócios, professor de gestão da WP Carey Escola de Negócios da Universidade Estadual do Arizona e professor associado na Universidade Politécnica de Hong Kong, que é preciso ter em mente o quanto do faturamento é subtraído por concorrentes digitais que não existiam há poucos anos e por que não se investe em deixar de ser fornecedor de informações para os que realmente lucram. “Seu objetivo é se tornar o lugar favorito do seu cliente quando ele tem algum problema a resolver, então é importante olhar para todos os fatores.”

Ele ressalta que as pessoas se escondem atrás de mitos, como o que somente jovens gênios podem inovar, sozinhos, em uma garagem, e com a criatividade como característica inata. “Nem mesmo com Steve Jobs foi assim. Inovação é um esporte de contato, é preciso engajar um time para esse negócio acontecer. É também coisa de jovem em startup, mas precisa de gente com experiência, com quilometragem, com rodagem, gente que esteve lá, já fracassou e aprendeu”, disse “Inovação, liderança e criatividade todos temos, todos podemos aprender e não há idade para isso acontecer”, completou o professor.

Inovar é algo para todos, e você pode estar fazendo isso até sem saber que está. Além disso, inovação, pesquisa e desenvolvimento dentro da sua empresa pode gerar incentivos tanto intelectuais quanto fiscais para seu negócio, caso queira entender mais sobre isso, a GT Consultoria está aberta a lhe explicar como. 

RECEBA MAIS INFORMAÇÕES

Deseja receber nossas informações?

Preencha seu nome e seu e-mail e mantenha sempre atualizado.

PESQUISA E INOVAÇÃO: VISÕES E INTERSEÇÕES

PESQUISA E INOVAÇÃO: VISÕES E INTERSEÇÕES

O intuito desta obra é apresentar as relações entre conceitos, processos e resultados das áreas de pesquisa acadêmica e da área de inovação no Brasil